Professora Heike Drotbohm (Johannes Gutenberg-Universität Mainz)
Data: 07 e 21 de outubro – 14h – 16 h
Local: Auditório do IMS, Sala 6012 E, 6º andar, Bloco E. UERJ, Campus Maracanã. Rua São Francisco Xavier, 524.
Atividade do Projeto “Cultura, Subjetividade e Emoções” (CAPES-PRINT/UERJ)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS)/UERJ.
Para realizar a inscrição é só enviar uma mensagem para o e-mail inscricaoemdisciplinas.ppcis@gmail.com com as seguintes informações: nome completo, e-mail, celular para contato, programa de pós-graduação, titulação.
Sobre a professora e pesquisadora Heike Drotbohm:
Professora de antropologia cultural e social (etnologia). Trabalha em diferentes dimensões da mobilidade e da migração, concentrando-se nas sociedades da região transatlântica – especialmente nas Caraíbas, na costa superior da Guiné (Cabo Verde) e no Brasil. Depois de estudar em Münster e Marburg, desenvolveu o doutorado em Marburg com uma tese sobre práticas espirituais e afiliações de migrantes haitianos em Montreal, Canadá. Fez pós-doutorado em Freiburg (Breisgau), onde concluiu a habilitação com uma tese sobre relações familiares transnacionais cabo-verdianas. A questão central era até que ponto as expectativas normativas da migração de base familiar influenciam a concepção – manutenção ou dissolução – destas constelações familiares.
No projeto de pesquisa mais recente, realizado na metrópole brasileira de São Paulo, examina como os migrantes que chegaram recentemente à cidade percebem o cenário de ajuda da cidade, que relações sociais eles formam dentro dela e que formas de apoio recebem em formas humanitárias e pró-migrantes.