A demógrafa Elza Berquó, coordenadora da Área de População e Sociedade do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e fundadora da área de Saúde Reprodutiva e Sexualidade do Núcleo de Estudos de População (Nepo/Unicamp), participará do Seminário “Mudanças recentes nos comportamentos sexuais em dois contextos nacionais: Brasil e França”, que o CLAM realizará no dia 20 de maio, no Auditório do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Além dela, apresentarão trabalhos o sociólogo francês Michel Bozon (Ined/França), as demógrafas Sandra Garcia (Cebrap/SP) e Suzana Cavenaghi (ENCE/IBGE), a doutora em Saúde Coletiva Regina Barbosa (Nepo/Unicamp) e o epidemiologista Francisco Inácio Bastos (CICT/Fiocruz). O seminário colocará em foco diferentes tradições e aproximações metodológicas de inquéritos sobre comportamento sexual e reprodutivo realizados no Brasil e na França nas últimas décadas. Estes estudos configuram relevantes ferramentas que ajudam a mapear mudanças na esfera dos comportamentos, servindo como importantes guias de leitura.
O encontro oferecerá a oportunidade de compartilhar e debater algumas das questões atuais que se inscrevem no campo dos estudos sobre sexualidade, gênero e saúde reprodutiva, reunindo pesquisadores de renomada competência em pesquisas quantitativas. Este seminário representa, ainda, o encerramento de um bem-sucedido ciclo de formação de profissionais realizado pelo Programa Interinstitucional de Treinamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva.
A iniciativa envolve o Instituto de Medicina Social (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o Instituto de Saúde Coletiva (Universidade Federal da Bahia), o Núcleo de Estudos de População (Universidade Estadual de Campinas), a Escola Nacional de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz) e o Instituto de Saúde (Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo), na realização anual de cursos regionalizados de Introdução à Metodologia de Pesquisa e de programas de bolsas com a duração de 12 meses e apoio da Fundação Ford.
Clique aqui para se inscrever.(Vagas limitadas. Inscrição sujeita à confirmação)
Veja, abaixo, a programação do evento:
9h – 9:30h: Welcome coffee
9:30 – 10: Abertura
10h – 13h: Inquéritos nacionais sobre comportamento sexual: séculos XX e XXI
Aspectos gerais sobre a pesquisa Comportamento Sexual e percepções sobre o HIV/Aids no Brasil, realizadas em 1998 e 2005: uso do preservativo – Elza Berquó (CEBRAP/SP)
Comportamento e práticas sexuais no Brasil: comparação dos inquéritos de 1998 e 2005– Regina Barbosa (NEPO/UNICAMP)
As mudanças dos comportamentos sexuais na França: década de 50 a década de 2000 – Michel Bozon (INED/FRANÇA)
Debatedora: Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ)
14:30h – 17:30h: Vida sexual e suas vicissitudes: violência, temporalidade e contracepção
Violência sexual na França: quebrando o silêncio – Michel Bozon (INED/FRANÇA)
Longevidade sexual, situação conjugal e reprodutiva e proteção contra as DSTs/Aids: algumas evidências da PNDS 1996 e 2006 – Sandra Garcia (CEBRAP/SP)
Tendências e padrões recentes da fecundidade e da contracepção no Brasil – Suzana Cavenagui (ENCE/IBGE)
Debatedor: Francisco Inácio Bastos (CICT – FIOCRUZ/RJ)
18h: Encerramento
Organização:
Maria Luiza Heilborn