No dia 7 de agosto, quarta-feira, às 14:00 horas, ocorrerá uma roda de conversa com Robert McRuer, no auditório do IMS/UERJ, 6º andar, bloco E, sala 6020 (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro).
A obra de Robert McRuer é um ponto de virada para diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanidades, mas também é profundamente inspiradora para nos situarmos no mundo. Teoria Crip é uma crítica sagaz ao regime de capacidade corporal compulsória em que vivemos. Percorrendo variadas fontes de pesquisa, McRuer nos convida a desnaturalizar a distinção entre normal e anormal, entre capacidade e deficiência.
Em seu livro Teoria Crip: signos culturais entre o queer e a deficiência, Robert McRuer aguça nossa percepção para como sinais da deficiência podem estar em lugares quiçá inesperados, como no casamento heterossexual, na lógica da produção universitária, em instituições financeiras como o Banco Mundial ou programas televisivos como “Queer Eye for the Straight Guy”. Nesta conversa, o autor aborda diferentes iniciativas crip na América Latina.