Nos dias 3 e 4 de fevereiro o CLAM irá realizar o Seminário GDE+5, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (bloco F, sala 7005), visando compartilhar os resultados de um estudo de avaliação feito por amostra de dez universidades brasileiras que ofertaram o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) entre os anos de 2008 e 2011.
Os resultados do estudo, finalizado em 2013, apontam uma mudança na prática pedagógica dos professores/as em relação aos temas do machismo, racismo e homofobia. O curso contribuiu também para a inclusão digital dos professores, principalmente das áreas rurais de estados como Maranhão e Piauí. Segundo o estudo, o curso trouxe também uma mudança na percepção pessoal desses profissionais da educação em relação a esses temas.
“Uma cursista – que era uma professora de ensino fundamental – disse que o curso abriu os olhos dela para a violência doméstica que sofria em casa por parte do marido. Ela até então não sabia o que era violência doméstica. Outros relatam uma melhor aceitação de filhos e alunos gays a partir da experiência no curso”, afirma Marcos Nascimento, coordenador do projeto de avaliação GDE+5.
O curso Gênero e Diversidade na Escola visa sensibilizar profissionais da educação que atuam no ensino público, no que concerne às desigualdades baseadas em gênero, orientação sexual e raça/etnia no Brasil, capacitando-os/as para trabalhar transversalmente sobre estas questões no cotidiano escolar.
A concepção do projeto é da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM/PR) e do British Council, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e o CLAM. A metodologia, os conteúdos e o projeto político-pedagógico resultaram de uma construção coletiva dos parceiros envolvidos.
A UERJ, através do CLAM, executou o projeto piloto em 2006 para 1200 educadores de seis municípios das cinco regiões brasileiras: Dourados (MS), Maringá (PR), Niterói e Nova Iguaçu (RJ), Porto Velho (RO) e Salvador (BA). Após a avaliação positiva desta experiência, o CLAM realizou mais duas edições do curso, em 2009 e em 2010, disponibilizando respectivamente, 3000 e 1300 vagas para educadores/as do estado e dos municípios do Rio de Janeiro.
Desde 2008, o curso GDE é oferecido por universidades públicas que participam da Rede de Educação para a Diversidade da Universidade Aberta do Brasil. Dados de 2013 apontam que 38 universidades já ofertaram o GDE em todo o país. Algumas o oferecem como especialização. Para mais informações sobre quais universidades ofertam o curso GDE acesse o sitehttp://uab.capes.gov.br
Além de representantes das instituições envolvidas na construção do projeto, estarão presentes no Seminário vários profissionais das universidades que têm ofertado o curso: representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), no norte do Brasil, compartilharão uma experiência relativa à questão étnico-racial – especialmente envolvendo a população indígena. De Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, será apresentada uma experiência de como o curso está sendo incorporado pela Secretaria Municipal de Educação daquela cidade. Uma professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai falar sobre como o curso está sendo incorporado ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). Representantes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) falarão sobre a aplicação do GDE na educação infantil com crianças de 4 a 6 anos e como o curso vem modificando práticas da infância, como as brincadeiras infantis, em geral segregacionistas e excludentes.
Veja abaixo a programação completa do Seminário:
DIA 03/02/2014
9:00 – 9:30 ABERTURA: Representantes do CLAM/IMS/UERJ, SPM/PR, SEPPIR/PR, SECADI/MEC
9:30 – 10:45 MESA I: GDE + 5 – Processos, Resultados, Impactos e Projeções
Moderador: Prof. Dr. André Lázaro (UERJ/FLACSO Brasil)
Objetivo: Apresentação do estudo de avaliação: contexto, metodologia, trabalho de campo e dados quantitativos acerca da avaliação do curso GDE
Aline Duque (CLAM/IMS/UERJ), Lucas Tramontano (CLAM/IMS/UERJ), Marcos Nascimento (CLAM/IMS/UERJ)
10:45 – 11:00 I N T E R V A L O
11:00 – 13:00 MESA II: Experiências de articulação local e nacional para a realização do curso GDE: sucessos, dilemas e desafios
Moderador: Fábio Meirelles (SECADI/MEC)
Objetivo: Os/as participantes serão convidados/as a expor as suas experiências na articulação com importantes atores para a execução do GDE, apresentando sucessos, dilemas e desafios.
Alexander Miller (UEMA): relação com a UAB
Leila Araujo (UERJ): relação com as secretarias municipais de educação
Antonio Lopes (UFES): relação com o movimento social organizado
Monica Conrado (UFPA): relação com o MEC
Célia Rossi (UNESP): interfaces com a Rede de Educação para a Diversidade
13:00 – 14:30 A L M O Ç O
14:30 – 16:30 MESA III: Experiências de gestão e metodologias do curso GDE
Moderadora: Vera Soares (SPM/PR)
Objetivo: Os/as participantes serão convidados/as a expor as suas experiências na gestão do curso GDE, com ênfase nas lições aprendidas em cada local.
Maria do Carmo Bomfim (UFPI): dinâmica dos encontros presenciais
Iracilda Pimentel (UnB): experiência de tutoria
Raquel Quadrado (FURG): experiência de gestão coletiva e horizontal
Constantina Xavier (UFMS): elaboração de materiais complementares
Norma Meireles (UFPB): especialização
16:30 – 17:00 BALANÇO DO DIA
DIA 04/02/2014
10:00 – 12:00 MESA IV: Experiências de trabalho com gênero e diversidades na escola com diferentes públicos
Moderadora: Maria Elisabete Pereira (CLAM/IMS/UERJ)
Objetivo: Os/as participantes serão convidados/as a apresentarem as experiências de trabalho com os temas de gênero e diversidades em sala de aula, seus sucessos, dilemas e desafios.
Raquel Quadrado (RS): educação infantil
Tatiana Moura (PA): educação básica
Norma Meireles (PB): educação de jovens e adultos
Adriana Vital (RJ): modelo de gestão Secretaria de Educação de Teresópolis
12:15 – 13:45 A L M O Ç O
13:45 – 16:00 MESA V: GDE + 5 – Processos, Resultados, Impactos e Projeções (cont.)
Moderador: Luiz Barcelos (SEPPIR/PR)
Objetivo: Apresentação dos resultados qualitativos do estudo de avaliação GDE+5 e síntese de recomendações para ação.
Aline Duque (CLAM/IMS/UERJ)
Lucas Tramontano (CLAM/IMS/UERJ)
Marcos Nascimento (CLAM/IMS/UERJ)
Sergio Carrara (CLAM/IMS/UERJ)
16:00 – 16:30 ENCERRAMENTO: Representantes CLAM/IMS/UERJ, SPM, SEPPIR, SECADI/MEC