No dia 08/04 o professor Horacio Sívori (CLAM/IMS/UERJ) e a pesquisadora Lorena Mochel discutirão os avanços da sua pesquisa “Respostas feministas brasileiras a discursos de ódio: a violência online através de uma lente interseccional”, às 14:00 horas, na sala 7001, no sétimo andar do Instituto de Medicina Social, na UERJ.
Os Seminários CLAM, promovidos pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), reúnem pesquisadores, estudantes e profissionais interessados/as nas temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos para constituir um espaço de formação e de trocas de informações a partir de trabalhos acadêmicos que circunscrevem a atuação do Centro. Os encontros ocorrem na modalidade presencial e não é necessária inscrição prévia.
Saiba mais sobre a pesquisa de Horacio Sívori e Lorena Mochel:
Respostas feministas brasileiras a discursos de ódio: a violência online através de uma lente interseccional
As respostas em rede a atos de violência discursiva antifeminista e anti-LGBTI+ nas mídias sociais brasileiras mostram a articulação entre definições de violências marcadas por gênero e flexões contemporâneas da categoria “violência política”. Nessa conjuntura, comunidades feministas e LGBTI+ racializadas e corporeificadas acionam o constructo da interseccionalidade como chave de compreensão da denominada “violência política de gênero”.
Textos indicados:
Sívori, Horacio; Mochel, Lorena. Brazilian feminist responses to online hate speech:Seeing online violence through an intersectional lens. Relatório. Asssociation for Progressive Communication, 2023. Disponível em aqui.
AzMina; InternetLab. MonitorA: relatório sobre violência política online em páginas e perfis de candidatas(os) nas eleições municipais de 2020. Disponível aqui.
IMS/UERJ – R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã, sala 7001 – 7º andar, BL. E
CEP – 20550-013 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil Email – contatoclam@gmail.com