No dia 20 de outubro, a Favela da Maré sediará o Seminário Sexualidade, Violência e Justiça nos espaços populares do Rio de Janeiro: problemas e alternativas. A idéia é pensar as temáticas relacionadas a esses espaços a partir de outras perspectivas, que não as usuais. “Ao falarmos em tráfico, por exemplo, vamos abordar a sexualidade no tráfico, e não o lado usualmente explorado do tema”, diz a psicóloga Anna Paula Uziel, pesquisadora do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/UERJ), uma das instituições promotoras do evento, ao lado do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), do Observatório de Favelas e do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC/UCAM).
O seminário contará com a presença de profissionais de ONGs e estudiosos das temáticas a serem abordadas. A iniciativa é um desdobramento do Seminário Sexualidade, Violência e Justiça, realizado no ano passado. “A partir da nossa primeira experiência, surgiu a proposta de ampliar a discussão aos espaços populares”, conta Anna.
O evento terá ainda oficinas, exibição de filmes e espetáculos com artistas locais. “Esta será uma ótima oportunidade de as pessoas circularem pelo lugar e conhecerem também a arte que é produzida por lá. Por outro lado, o seminário permitirá o contato entre universos que dialogam pouco”, explica a pesquisadora. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@observatoriodefavelas.org.br ou pelo telefone 3888-3220. A Casa de Cultura da Maré fica na Av. Guilhermina Maxwell, 26, Maré.
Veja abaixo a programação do Seminário
9h – Mesa de Abertura
Jailson de Souza e Silva – Observatório de Favelas
Sérgio Carrara – CLAM/UERJ
Silvia Ramos – CESeC/UCAM
Conferência: Helena de Oliveira Silva
Oficial de Programas do UNICEF
10h
Apresentação da Orquestra de Flautas
10h30 – Mesa 1: O amor em tempos de guerra
Fátima Regina Cecchetto – UERJ
Laura Moutinho – IMS/UERJ
Nega Giza – CUFA
Mediadora: Anna Paula Uziel – CLAM/UERJ
14h – Exibição do filme “Mina de fé”
Luciana Bezerra – Nós do Morro – Diretora do filme
Rosimarie Soares – Representante da ONG Fio d’alma
Janaína da Silveira – Agente de saúde ONG Fio d’alma
Silvana Moreira – Afrorereggae
Mediador: Jaílson de Souza e Silva – Observatório de Favelas
16h – Início das oficinas
Fala sexo. Fala sério! Projeto Adolescentro CEASM/Secretaria Municipal de Saúde
Hip Hop Programa de Criança Petrobras/CEASM
Teatro CUFA
17h30
Apresentação das oficinas
18h Encerramento
Afro Lata
Corpo de Dança da Maré