CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

O 8º. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o.Congresso Mundial de Saúde Pública, será uma oportunidade ímpar para que as diversas disciplinas e os diferentes atores que se dedicam à Saúde Coletiva, no âmbito nacional e internacional, possam intercambiar teorias e práticas e apresentar à sociedade os resultados de seu trabalho e de suas reflexões.



O evento reunirá docentes, pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, lideranças da Saúde Pública/Coletiva e todos aqueles interessados no debate, reflexão e enfrentamento dos desafios teóricos e práticos do campo. Sua programação será construída de modo a contemplar as diversas dimensões do temário central – Saúde Coletiva em um mundo globalizado: Rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas.



Estão previstos quatro grandes eixos temáticos com vistas a estimular o debate, garantir visibilidade a abordagens inovadoras, e enfocar questões que a comunidade considera prioritárias à agenda internacional e nacional:



• Ações globais sobre os determinantes sociais da saúde

• Democracia, Participação Cidadã, Direito à saúde

• Promovendo Sistemas de Saúde eqüitativos em um mundo competitivo

• Inovações em ciência e tecnologia: o que isto significa para a Saúde Pública?



A metodologia e o processo de construção participativa adotados no 8o CBSC & 11o CMSP buscam garantir o eixo plural, interdisciplinar e trans-setorial que se pretende. A programação privilegia os trabalhos inscritos para apresentação no Congresso e será estruturada a partir dos parceiros nacionais e internacionais. Seguindo a tradição de edições anteriores dos congressos promovidos pela Abrasco e pela WFPHA serão definidas as comissões Organizadora e Cientifica, compostas por membros das duas entidades promotoras. As comissões e grupos de trabalho da Abrasco, em conjunto colaboradores internacionais serão responsáveis pelo processo de avaliação dos trabalhos inscritos e estruturação da programação científica.



A programação será composta de Conferências, Grandes Debates, Palestras, Colóquios, Mesas Redondas, Painéis, Comunicações Coordenadas, exposição de Pôsteres e sessões especiais de vídeos, decorrentes de trabalhos e pesquisas. Integrando a programação científica (no período de 22 a 25 de agosto de 2006) estão previstos fóruns especiais com lideranças da Saúde Pública no âmbito nacional e internacional. No período pré-congresso (dia 21 de agosto de 2006) serão realizadas Oficinas, a serem divulgadas oportunamente. Em breve, a Comissão Organizadora estará acolhendo e aprovando propostas de atividades cientificas, reuniões de entidades da área e lançamento de livros e publicações para integrarem a programação do Congresso.

Além disso, um grande espaço físico está reservado para exposições de serviços, experiências e inovações em Saúde Coletiva. Mais informações em www.saudecoletiva2006.com.br.