CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

1o. Seminário Nacional de Segurança Pública e Combate à Homofobia

O Rio de Janeiro é sede do 1° Seminário Nacional de Segurança Pública e Combate à Homofobia, que será realizado de 10 a 13 de abril no Centro de Convenções do Rio Othon Palace (Avenida Atlântica, 3264 – Copacabana). 


É a primeira vez na história do país que um encontro entre comunidade e governos de todos os estados discute segurança e violência contra homossexuais. O evento, uma iniciativa do Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual em parceria com o Movimento D’Ellas, terá em sua programação painéis, grupos de trabalho e plenárias de apresentação de resultados com o objetivo de trocar informações e experiências para a articulação e o desenvolvimento de estratégias comuns que consolidem e ampliem ações na área de segurança pública visando o combate da discriminação e da violência contra GLBT nas esferas federal e estadual. Para isso, 230 representantes de diversos segmentos dos 27 estados participarão do evento. Entre eles, militantes, membros das academias civil e militar de polícia, representantes e técnicos de secretarias de segurança e especialistas de universidades ligados a direitos humanos.


O Seminário Nacional Segurança Pública e Combate à Homofobia conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais (ABGLT), é financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), co-financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP) e tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Programa Nacional de DST-Aids, Grupo Criola, Centro Latino-Americano de Direitos Humanos e Sexualidade da UERJ e CeSEC – Universidade Candido Mendes.