A Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) promove, no próximo 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia, uma palestra com a professora Berenice Bento seguida do lançamento do livro Retratos do Brasil Homossexual – fronteiras, subjetividades e desejos, no auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF3), no campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia. O evento ocorre às 17h30.
Berenice, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), irá tratar sobre a despatologização das identidades transexuais e de como essa luta tem relação direta com a luta pelo fim da homofobia. Berenice é coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Diversidade Sexual, Gêneros e Direitos Humanos da UFRN, autora dos livros A (re)invenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual e O que é transexualidade. O tema da palestra é Homofobia e saber/poder médico: resistência globalizada pela despatologização da transexualidade.
O evento é aberto, mas quem desejar certificados de participação deve enviar nome completo, curso e/ou instituição para o e-mail extensaoihac@gmail.com. No mesmo evento a ABEH lançará o seu novo site institucional (www.abeh.org.br) e uma campanha nacional de filiação. A atividade conta com o apoio do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da UFBA.
A obra Retratos do Brasil Homossexual reúne 98 textos (parte deles disponíveis em um CD que acompanha o livro impresso) apresentados no IV Congresso da ABEH, realizado em 2008 na Universidade de São Paulo. O livro impresso tem 452 páginas e custará R$ 40 (apenas em dinheiro) no lançamento em Salvador. O livro, editado pela Editora da Universidade de São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, é organizado pelos professores Horácio Costa, Wilton Garcia, Emerson Inácio, William Siqueira Peres e pela própria Berenice Bento.
A ABEH é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal proposta fomentar e realizar intercâmbios e pesquisas sobre a diversidade sexual e de gênero. Ela congrega professores/as, alunos/as de graduação e pós-graduação, profissionais, pesquisadores/as, ativistas e demais interessados/as na temática.
A atual diretoria da ABEH foi eleita no V Congresso, realizado em Natal nos dias 25 e 26 de novembro de 2010, e é composta por Leandro Colling, Djalma Thürler e Gisele Nussbaumer, professores da UFBA, e Suely Aldir Messeder e Paulo César Souza Garcia, professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A chapa foi eleita para o mandato 2011/2012. Em julho do próximo ano, a ABEH deverá realizar o seu congresso em Salvador, na UFBA.
Também no dia 17 de maio, às 10h, na Sala da Imagem e do Som, na Faculdade de Comunicação da UFBA, ocorre a defesa da dissertação de mestrado de Tess Chamusca Pirajá, intitulada Das calçadas à tela da TV: representações de travestis em séries da Rede Globo, orientada por Colling. Berenice Bento e a professora Linda Rubim (UFBA) participarão da banca examinadora.
Mais informações pelo 71.8876.6486 ou via leandro.colling@gmail.com