A Sexualidad, Salud y Sociedad, Revista Latinoamericana acaba de lançar o dossiê “CLAM 20 ANOS: memória da formação de um campo de estudos em sexualidade e direitos humanos no Brasil e na América latina”, que se estruturou em torno das apresentações e debates ocorridos no seminário internacional de mesmo título, realizado em junho de 2024, no Instituto de Medicina Social, na UERJ. Tanto o evento quanto o dossiê representam importantes inflexões na história dos estudos de gênero e sexualidade no Brasil e na América Latina.
Os artigos que compõe o dossiê, publicados nos números 40/2024 e 41/2025 da revista, recuperam a trajetória institucional e intelectual do CLAM, criada no início dos anos 2000, e refletem sobre os desafios enfrentados pelo campo da sexualidade e estudos de gênero diante do avanço do conservadorismo político na última década.
A publicação se inicia com um artigo de Sergio Carrara, um dos pesquisadores fundadores do CLAM, e é encerrado por uma análise do cientista político argentino Mario Pecheny, parceiro de longa data do Centro. Estes textos abordam, respectivamente, a memória da fundação do CLAM, na década de 2000, assim como as diversas reflexões que foram desenvolvidas ao longo de vinte anos de atuação do Centro. Há também o artigo da antropóloga colombiana Mara Viveros Vigoya, pesquisadora proeminente no campo de estudos sobre gênero, sexualidade e raça na América Latina. No seu texto, Vigoya enfatiza o papel do CLAM enquanto importante articulador de uma ampla rede de colaborações desenvolvidas entre pesquisadores latino-americanos.
Além desses artigos, o dossiê está organizado em três eixos que refletem as linhas históricas do CLAM: “Saberes sobre a Sexualidade”; “Direitos e Políticas Sexuais”; “Cultura e Comportamentos Sexuais”.
O primeiro bloco de artigos se relaciona ao eixo teórico “Saberes sobre a Sexualidade” e apresenta artigos dos pesquisadores Mauro Brigeiro, Fabíola Rohden e Jaime Barrientos, além de comentários de Luiz Fernando Dias Duarte. O segundo, sobre “Direitos e políticas sexuais” é integrado por artigos de Adriana Vianna, de Vanessa Leite e de Silvia Aguião, com comentários de Regina Facchini. O terceiro bloco, “Cultura e comportamentos sexuais”, é composto por artigos de María Elvira Díaz-Benítez, de Franklin Gil Hernández, de Laura Moutinho e de Marcos Nascimento, além de comentários de Maria Filomena Gregori.
*Texto adaptado a partir da apresentação do dossiê “CLAM 20 ANOS: memória da formação de um campo de estudos em sexualidade e direitos humanos no Brasil e na América latina”, de autoria de Claudia Mora, Horacio Sívori, Laura Lowenkron, Jane Russo e Elaine Brandão.
Acesse aqui o dossiê completo.