A Sexualidad, Salud y Sociedad, Revista Latinoamericana acaba de lançar dossiê sobre envelhecimento, englobando discussões sobre saúde pública, cuidado, gênero, sexualidade, desigualdades sociais, entre outras questões relacionadas ao tema.
A temática sobre o envelhecimento se consolidou no Brasil no final dos anos 1990 e teve como expoente a antropóloga Myriam Moraes Lins de Barros, organizadora da coletânea “Velhice ou terceira idade?”. Barros concedeu entrevista para este dossiê e destacou que temas relacionados à família, maternidade, cuidado e política formaram seus interesses intelectuais pelo envelhecimento. A autora afirmou que acompanhou o crescimento desse campo de pesquisas ao longo de sua trajetória.
A proposta deste dossiê surgiu a partir de algumas confluências. A pesquisadora Renata Machado identificou a ausência de espaços para discutir sobre envelhecimento e cuidado na Reunião Brasileira de Antropologia. Assim, propôs um GT sobre o tema, reunindo os pesquisadores Cíntia Engel, Carlos Eduardo Henning e Rachel Aisengart, que apresentaram reflexões sobre questões que envolviam doença, interseccionalidade, deficiência e cuidado.
Em 2024, o GT reuniu trabalhos com temas variados, como a presença de alunos da terceira idade na universidade, a falta de apoio a pessoas LGBTQIAPN+ na velhice, o problema do cuidado, que muitas vezes recai sobre os próprios idosos ou mulheres idosas; a solidão e desamparo que, muitas vezes, caracteriza esse período da vida; a questão da sexualidade e do desejo; a própria percepção e a percepção alheia sobre o envelhecimento individual.
Parte dessas pesquisas aliou a temática do envelhecimento às questões de gênero e sexualidade, aproximando o Grupo de Trabalho formado no âmbito da Reunião Brasileira de Antropologia do CLAM/IMS/UERJ. Este dossiê é fruto de tal aproximação.
Os artigos que compõem o dossiê exploram três eixos principais: as relações entre violência e cuidado na família; a interseccionalidade aspecto central nas etnografias; os empenhos, por parte dos idosos, em construir laços de afeto em meio à solidão e vulnerabilidade que enfrentam na velhice.
No artigo de Carlos Eduardo Henning é abordada a falta de apoio a homens gays, mulheres trans e travestis na terceira idade. Essas pessoas, muitas vezes excluídas das famílias, precisam arcar quase sozinhas pelo próprio cuidado.
Lucas Faial Soneghet pesquisa o trabalho voluntário de idosas na ONG Favela Compassiva, especializada na oferta de cuidados paliativos fora do âmbito hospitalar. Embora a iniciativa seja relevante para a comunidade, Soneghet revela que a mesma se apoia em trabalhos gratuitos realizados por mulheres.
Márcia Longhi realizou trabalho de campo em um condomínio municipal voltado à idosos autônomos em São Paulo. Contudo, a pesquisa revela que diante de agravamentos de problemas de saúde, as instituições envolvidas evitam se comprometer com os cuidados cotidianos aos pacientes, que acabam sendo realizados por mulheres idosas.
Pedro Lopes e Helena Fietz realizaram estudo sobre famílias que possuem integrantes com deficiência intelectual. Nesses casos, o cuidado inclui a gestão da sexualidade dos filhos, e tanto a maturidade quanto o envelhecimento são avaliados a partir dos comportamentos dos filhos, não apenas através das idades desses.
O artigo de Alexandre Gaspari volta-se à análise das interpretações de homens gays sobre o próprio envelhecimento, percebido através dos olhares de outras pessoas, além de julgamentos sobre corpos, desejos, juventude, dimensões que pautam trajetórias afetivas e familiares.
Partindo de uma perspectiva interseccional, Amanda Raquel da Silva investiga questões relacionadas à raça, gênero, classe e desejo em bailes de forró da terceira idade. Silva desvela o processo de branqueamento das sociabilidades no processo de envelhecimento, tema ainda pouco investigado nessa seara.
*Texto adaptado a partir da apresentação do dossiê “Envelhecimentos, Interseccionalidades, Cuidados e Saúde de autoria de Cíntia Engel, Carlos Eduardo Henning, Rachel Aisengart e Renata Machado.
Acesse aqui o dossiê completo.