CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Boletim Mensal do CLAM – Novembro de 2025

Eventos:

XIV Seminário de Pesquisa do IMS

Corpos estranhos: fronteiras e confluências na saúde coletiva

Datas:03 a 06 de novembro de 2025.

O seminário é uma iniciativa construída coletivamente por discentes das três áreas de concentração — Ciências Humanas e Saúde, Epidemiologia, e Política, Planejamento e Administração em Saúde — do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os pesquisadores e professores Camila Fernandes (CLAM/IMS/UERJ) e Ueslei Solaterrar (CLAM/IMS/UERJ) juntamente às discente Carolina Aita Flores (CLAM/IMS/UERJ) e Iohanna Sanches (CLAM/IMS/UERJ) participam da Comissão Organizadora do Evento.

A programação completa já está disponível, acesse: XIV Seminário de Pesquisa do IMS – CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos.

As pesquisadoras e professoras Camila Fernandes e Laura Lowenkron, do CLAM/IMS/UERJ e da REMA, participam neste mês de novembro de eventos acadêmicos na Pontificia Univerdidad Católica de Chile.

No dia 10/11, às 14:00 horas, ocorrerá o “Colóquio: O Futuro do Cuidado: Redesenhando a Proteção Social em um Horizonte Neoliberal/ O Caso do Brasil”. O evento contará com a palestra da professora Camila Fernandes (CLAM/IMS/UERJ.

No dia 11/11, às 12:15, ocorrerá a “Oficina de Etnografia de Documentos” conduzida pela professora Laura Lowenkron (CLAM/IMS/UERJ).

No dia 13/11, as pesquisadoras participam do Workshop “Entre a intimidade e a cidadania: chaves críticas do feminino na América Latina”, destinado à preparação de apresentações para um painel no congresso da Latin America Studies Association (LASA), a ser realizado em Paris em 2026.

No dia 14/11, das 9h às 13h, ocorrerá o “Seminário Vidas que Sustentam: Cuidado, Desigualdade e Crise no Chile, Argentina e Brasil”, que reunirá acadêmicos do Cone Sul especialistas em questões de cuidado. O evento terá transmissão online através do link: https://www.youtube.com/live/y0FvgHYF-5Y

Saiba mais em: Professoras do CLAM/IMS/UERJ participam de atividades acadêmicas na PUC- Chile – CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

VIII Seminário de núcleos de pesquisas em gêneo, sexualidade e feminismos

Dias 13 e 14/11/25 (5ª e 6ª-feira), no Campus Valonguinho InEAC/Prédio Física Velha – 2º andar. Rua Mario Santos Braga, 30 – Outeiro São João Batista, Niterói.

Formada em 2018, a Rede de Núcleos de Pesquisa em Feminismo e Gênero (RedeGen) reúne importantes grupos de pesquisa dedicados aos estudos sobre gênero e sexualidade. A edição deste ano destaca discussões sobre gênero, maternidade, cuidado, trabalho, feminismos plurais, gerações, racismo, violência, entre outros temas que refletem a diversidade e a complexidade dos estudos de gênero na atualidade. Saiba mais em: https://clam.org.br/destaques/viii-seminario-de-nucleos-de-pesquisas-em-geneo-sexualidade-e-feminismos/30936/

Dia 24/11, às 10h30, no Auditório do IMS (6º andar, bloco E).

Palestra “Ordem executiva 14168 de Trump: gênero, ‘bom senso’ e política”, com a historiadora da ciência Ilana Löwy (CERMES 3/Paris e Fiocruz). A pesquisadora abordará tanto a OE, quanto suas repercussões dentro e fora dos Estados Unidos.

Saiba mais em: https://clam.org.br/noticias-clam/palestra-discute-a-ordem-executiva-de-trump-e-a-guerra-contra-a-teoria-de-genero/30904/

5ª Conferência Não Monogamias e Intimidades Contemporâneas (NMCI)

Datas: 29 e 30 de novembro: modalidade online;

            03, 04 e 05 de dezembro: modalidade presencial (UFRJ – Campus Praia Vermelha)

Essa conferência é um espaço de reflexão e diálogo inter e transdisciplinar, reunindo diferentes áreas como Ciências Sociais, Psicologia, Direito, Ciências da Saúde, Comunicação, Artes, além de movimentos sociais. O evento busca integrar uma série de perspectivas críticas sobre gênero e sexualidade, família e parentesco, colonialidade, raça e etnia, direitos humanos e economia política, assim como temas transfeministas, teoria queer/cuir, estudos culturais, pós e transhumanismo, entre outros. O pesquisador Antonio Cerdeira Pilão (CLAM/IMS/UERJ) e a discente Laís Peixoto Schimidt (CLAM/IMS/UERJ) integram a Comissão Organizadora da Conferência.

Saiba mais em: 5ª Conferência Não Monogamias e Intimidades Contemporâneas (NMCI) – CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Publicações:

Lançamento de livro:

Data: 04/11, às 18h30

O pesquisador associado ao CLAM, Antonio Pilão, lança o livro “Não‑monogamias no Brasil: relacionamentos, moralidades e direitos em disputa”. O livro investiga o percurso social e político das não-monogamias no Brasil contemporâneo.

Local: Livraria Alento. Rua Senador Vergueiro, nº80, Loja A – Flamengo, Rio de Janeiro, RJ.

Referência:

Pilão, Antoinio. Não-monogamias no Brasil: relacionamento, moralidades e direitos em disputa. São Paulo: Editora Telha, 2025.

Amaral Arévalo (CLAM/IMS/UERJ) publicou o texto “¿Más allá del horizonte hay un arcoíris? Homosexuales, revoluciones y guerras internas en El Salvador y América Latina en el siglo XX “.  

O texto analisa as experiências de vida de um homem homossexual salvadorenho nos frontes de guerra na década de 1980. Utiliza-se como eixo condutor a narrativa Mas allá del Horizonte (Leiva, 2002), estabelecendo um diálogo centro-americano e latino-americano com narrativas que abordam temáticas sobre esquerda, homossexualidade, revoluções sociais e armadas no século XX. Em síntese, observa-se que a utopia de uma sociedade revolucionária inclusiva à diferença sexual, que muitos homens homossexuais tiveram ao ingressar, combater e morrer nos frontes de guerra, não foi consumada. Pelo contrário, encontraram formas revolucionárias de processos de discriminação por orientação sexual que incluía a abstinência sexual forçada, violência simbólica, violação e homicídio. 

Referência: Arévalo, A. (2025): ¿Más allá del horizonte hay un arcoíris? Homosexuales, revoluciones y guerras internas en El Salvador y América Latina en el siglo XX. In: Erquicia, H.; Ramírez, A. y Deras, R. Cultura, memorias, fuentes y movimientos sociales del conflicto armado salvadoreño (1970-1992). San Salvador: UPED, pp. 281-322 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *