CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Ueslei Solaterrar

ueslei solaterrar

Diretor do CAPS III CAPS Casa Azul em Mequita – RJ, Coordenador e docente do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá (campus Campo Grande), Mentor da UniBTA Digital e Supervisor clínico-institucional do CAPS II/CAPSi de Queimados-RJ. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2014). Residência em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria (2018). Mestrado em Saúde Coletiva pelo instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e doutorando em saúde coletiva na mesma instituição. Atuou como psicólogo clínico, Acompanhante Terapêutico (AT) na perspectiva da clínica ampliada na Clínica e Centro de Estudos Interdisciplinares-Bem Viver (2014-2016) e pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (2014-2015). Tem interesse em pesquisas na interface dos seguintes temas: Saúde Mental (Reforma Psiquiátrica Brasileira/Luta Antomanicomial), Gestão do Sofrimento, Estudos transviados, Feminismo Negro e Decolonial, Marcadores sociais e dinâmicos da diferença (raça/cor, classe, gênero, sexualidade e território), com destaque para a discussão sobre raça, racismo e suas expressões na saúde.

Endereço para acessar este currículo: http://lattes.cnpq.br/8167821912267721

Publicações:

1) FIGUEIREDO, A. A. F ; SOLATERRAR, U.. Cultivando saúde mental: a construção de um espaço de diálogo em meio a pandemia de COVID-19. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 1, p. 91-105, 2021.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/download/77864/45956

2) FIGUEIREDO, A. A. F ; LISBOA, A.V. ; GALVAO NETO, C. J. M. ; SOLATERRAR, U. ; ROJAO, R. C. . O uso do teleatendimento como ferramenta para o enfrentamento da Covid-19: uma experiência de educação em saúde.. In: Fauston Negreiros; Breno de Oliveira Ferreira. (Org.). Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. , p. 978-991. https://www.academia.edu/45216279/Onde_est%C3%A1_a_psicologia_escolar_no_meio_da_pandemia

3) FIGUEIREDO, A. A. F ; SOLATERRAR, U. ; MACHADO, E. ; OLIVEIRA, L. ; AMORIM, L. P. ; BENJAMIN, S. A. . Redes Sociais e Fake News: análise de “mitos e verdades” produzidos sobre a COVID-19. In: Luis Henrique Almeida Castro. (Org.). Ações e Experiências para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. 1ed. Ponta Grossa: Atena, 2021, v. , p. 206-. https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/acoes-e-experiencias-para-o-enfrentamento-da-pandemia-de-covid-19

4) SOLATERRAR, U.. Brincar, repetir e elaborar: o cuidado a crianças cardiopatas e suas famílias. In: Vania Bustamante. (Org.). Saúde Mental Infantil: fundamentos, práticas e formação. 1ed. Curitiba: Appris, 2020, v. , p. 189-218. https://www.amazon.com.br/Sa%C3%BAde-Mental-Infantil-Fundamentos-Pr%C3%A1ticas/dp/6558200589

5) SOLATERRAR, U.; LOWENKRON, L. . Sofrimento encruzilhado: sobre transformar a dor e botar a cara no sol. In: 32ª Reunião Brasileira de Antropologia Social- Saberes insubmissos:diferenças e direitos, 2020, Rio de Janeiro. http://evento.abant.org.br/rba/32RBA/files/989_2020-12-06_4276_23940.pdf  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *