CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

HPV e câncer no colo do útero: artigo analisa campanhas preventivas

A pesquisadora Juliana Vieira (CLAM/IMS/UERJ) e os professoresRogerio Azize (CLAM/IMS/UERJ) e Marina Nucci (CLAM/IMS/UERJ) publicaram o artigo “Entre tecnologias de gênero e da saúde: uma análise das campanhas preventivas de HPV e câncer no colo do útero de 2014 a 2020”, na Revista Ciência e Saúde Coletiva, editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Resumo do artigo:

Neste artigo analisamos as campanhas preventivas do câncer no colo do útero (CCU) e de vacinação de papilomavírus humano (HPV) desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Ministério da Saúde, além de algumas campanhas produzidas por organizações não governamentais e instituições privadas, no intervalo de 2014 a 2020. À luz de um olhar socioantropológico, nosso objetivo é compreender como estas tecnologias de saúde acionam e produzem representações de gênero. Desenvolvemos sete categorias de análise (“Geracionalidade do cuidado”, “Escolarização”, “Infância e Juventude”, “Gamificação”, “Risco à saúde”, “Saúde do Homem” e “Neutralidade”) que nos permitiram discutir as temáticas que surgiram nas peças gráficas. Por meio da medicalização e monitoramento da saúde sexual e reprodutiva das mulheres, as campanhas evidenciam o que chamamos aqui de uma politização do útero, que mantém excessivo escrutínio do corpo feminino.

Palavras-chave:
Campanhas de saúde; Comunicação em saúde; HPV; Câncer no colo do útero; Medicalização.

Acesse aqui o artigo na íntegra.

Referência:

VIEIRA, Juliana Rodrigues; AZIZE, Rogério Luiz; NUCCI, Marina Fisher. Entre tecnologias de gênero e da saúde: uma análise das campanhas preventivas de HPV e câncer no colo do útero de 2014 a 2020. Ciência & Saúde Coletiva [Internet], Rio de Janeiro, 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *