No dia 15 de julho de 2025 às 19h:00 horas, será lançado o livro “Intersexualidades: medicina, mídia e ativismo no Brasil”, de Anacely Guimarães Costa, na Livraria da Travessa, na rua Voluntários da Pátria, nº 97, Botafogo, Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre o livro:
Desde que a intersexualidade deixou de ser um tema restrito às ciências médicas e passou a ser abordada também pelas ciências humanas, diversas produções acadêmicas — como artigos, dissertações e teses — vêm discutindo o assunto. Mesmo após mais de três décadas do surgimento do Movimento Internacional de Pessoas Intersexo, ainda se trata de uma temática que exige sensibilidade e atenção.
Anacely Costa dedica-se a estudar o contexto brasileiro e o início desse movimento no país — um processo marcado pelas características do seu tempo: a era das redes, da hiperconectividade e das mídias sociais digitais. A autora analisa como se deu o contato dos ativistas brasileiros com o tema da intersexualidade e como, a partir dessa aproximação, eles não apenas dialogam com a sociedade sobre o assunto, mas também fundam a primeira associação nacional voltada para essa população.
Este livro é um convite para conhecer uma trajetória ainda em construção e, um chamado para participar de um debate que permanece largamente invisibilizado em escala global.
Saiba mais sobre a trajetória intelectual da autora:
Anacely Costa é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Concluiu o mestrado (2014) e o doutorado (2018) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ), com foco na área de Ciências Humanas e Saúde. Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa (sanduíche) na Universidade Paris VIII, com financiamento da CAPES por meio do programa PDSE. Atualmente, é professora do curso de Psicologia na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no campus de Assis (SP). Sua área de atuação e pesquisa envolve saúde mental e atenção psicossocial, gênero, cuidado e processos de medicalização.