Professoras do CLAM coordenarão, junto a parceiros acadêmicos nacionaias e internacionais, dois Grupos de Trabalho (GTs) na XV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). A professora Marina Nucci coordenará o GT 011, “Antropologia da ciência e da tecnologia em perspectiva: Biotecnologias, corporalidades e sociabilidades”, e a professora Jane Russo coordenará o GT 150, “Pluralismo terapêutico, terapêuticas no plural: trânsitos, itinerações e hibridismos em busca do bem-estar”. Resumos para os GTs serão aceitos até 07/04/2025.
A XV Reunião de Antropologia do Mercosul ocorrerá entre os dias 04 a 08/08/25, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, Bahia, Brasil. Em sua XV edição, a temática da reunião é “Retomar o futuro”. O encontro visa debater crises sociais e ambientais atuais, com base tanto em conhecimentos acadêmicos e científicos quanto em conhecimentos tradicionais.
A XV edição da RAM contará com 183 Grupos de Trabalhos. Saiba, a seguir, mais informações sobre os GTs coordenados pelas professoras do CLAM:
GT 011: “Antropologia da ciência e da tecnologia em perspectiva: Biotecnologias, corporalidades e sociabilidades”.
Coordenadoras:
Fabíola Rohden (UFRGS), Alejandra Rosario Roca (UBA/ UNPAZ) e Marina Nucci (CLAM/IMS/UERJ).
Descrição: Este grupo de trabalho pretende dar continuidade às discussões empreendidas durante as últimas edições da RAM e em outros eventos e contribuir para o fortalecimento das redes de interlocução em torno da antropologia das ciências e tecnologias em diferentes países. O objetivo é promover o debate a respeito das interfaces entre ciência, tecnologia, sociedade e poder, tendo como foco as análises relativas às redes que envolvem desde a produção de conhecimento até suas repercussões relacionadas a novas formas de entendimento do sujeito em diversos cenários contemporâneos, incluindo os recentes processos de biomedicalizão em curso e o surgimento de distintas formas de (bio) sociabilidade. Ao lado das etnografias de laboratório que tiveram um grande impacto em virtude de terem enfatizado o caráter social (e político) da ciência, um campo importante tem se aberto em torno dos estudos marcados pela preocupação em entender a presença da ciência no quotidiano, na administração e gestão concreta da vida, suas interações com gênero, raça e outros marcadores sociais da diferença e a produção de novas sociabilidades e subjetividades.
GT 150: “Pluralismo terapêutico, terapêuticas no plural: trânsitos, itinerações e hibridismos em busca do bem-estar”.
Coordenadores: Jane Russo (CLAM/IMS/UERJ), Nicolás Viotti (CONICET), Fernanda de Carvalho Vecchi Alzuguir (UFRJ/IESC)
Descrição: Nada é evidente na definição do que venha a ser considerado como “terapêutico”. Entidades, substâncias, saberes, técnicas, rituais conformam um complexo circuito que fala da pluralidade de sentidos atribuídos a este termo. O GT pretende discutir os cruzamentos e interseções entre diferentes práticas e crenças terapêuticas, a partir de uma visão sobre os diversos modos de viver e compreender o bem e o mal-estar tanto físicos quanto mentais/espirituais. A partir da discussão de pesquisas sobre formas diversas de buscas terapêuticas, buscaremos examinar a gama heterogênea de agentes, práticas e crenças que atravessam modos distintos de compreensão e cuidado de si, buscando iluminar as combinações, fundamentos e aparentes contradições na busca por bem-estar.
É possível verificar vários cruzamentos entre práticas religiosas e/ou “populares”, a biomedicina e as chamadas “terapias alternativas”, estas mais afeita a um outro conjunto de práticas designadas como pertencentes à “Nova Era”. Normalmente tais cruzamentos são vistos a partir de um conjunto de dualidades que opõe de um lado o arcaico, popular, afetivo/moral ao moderno, erudito, científico/ racional. Pretendemos deixar de lado tais dualidades, tentando compreender como se dá a convivência, aparentemente contraditória, mas na maioria das vezes pacífica, entre modos diversos de compreender e viver o próprio corpo e suas mazelas, bem como de trabalhar pelo seu aperfeiçoamento, formando uma trama ao mesmo tempo densa e flexível.
O prazo de envio de resumos para os GT será até o dia 07/04/2025. Os resumos deverão ser submetido pelo sistema online da RAM, disponível em ram2025.sinteseeventos.com.br
Requisitos para submissão: o título deverá ter até 200 caracteres com espaço; o resumo, até 1500 caracteres com espaço. Serão aceitas propostas em português, espanhol e inglês. A titulação mínima exigida para a submissão de resumos é graduando/a.
Para informações adicionais sobre o processo de submissão de propostas para os GTs, clique aqui.