CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

CHAMADA PARA EDITORES EXECUTIVOS

Estão abertas, até o dia 15 de outubro de 2023, as inscrições para seleção de 05 novos/as editores/as executivos para a Revista Sexualidad, Salud y Sociedad (CLAM/UERJ), sendo 02 vagas destinadas exclusivamente aos discentes dos programas de pós-graduação da UERJ e 03 vagas a candidatos vinculados a qualquer instituição da América Latina. A titulação mínima requerida para participar da seleção é que o/a candidato/a seja doutorando/a. A chamada se destina ao preenchimento de vagas para trabalho voluntário.

Como periódico de escopo interdisciplinar, incentivamos a inscrição de candidatos vinculados ou egressos a/de PPGs das áreas de Antropologia, Sociologia, Ciências Sociais, Psicologia, Direito, Linguística e Saúde Coletiva. Será requerido que o/a candidato/a tenha experiência/interesses de pesquisa compatíveis com os temas trabalhados pela revista.  A Revista privilegia a perspectiva das ciências humanas e sociais. É desejável, mas não é necessário possuir experiência prévia com gestão de fluxo editorial. Os editores selecionados receberão orientações e material formativo para aprender a manejar todas as etapas envolvidas em processos editoriais.

Criada pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a revista virtual Sexualidad, Salud y Sociedad tem como missão promover o intercâmbio da produção acadêmica latino-americana e sua divulgação junto a pesquisadores, ativistas e formuladores de políticas públicas. A Revista publica artigos inéditos que, com foco no contexto latino-americano, explorem as dimensões culturais e políticas das sexualidades e tragam contribuições relevantes e originais sobre o tema.

Os principais temas de interesse da revista são:

  • As práticas e representações sociais sobre sexualidades/erotismo e suas conexões com diversos marcadores sociais de diferença (gênero, classe social, cor/raça, etnia/nacionalidade, etapas da vida/geração, etc.);
  • As políticas públicas, os ordenamentos jurídicos e a ação de diferentes atores da sociedade civil (movimentos sociais, grupos religiosos, ONGs, agências de financiamento, etc.) no processo de instituição dos direitos sexuais e reprodutivos nos âmbitos da saúde, justiça e educação, entre outros.
  • As ciências e os saberes sobre a sexualidade, com ênfase no papel da saúde pública ou coletiva para o desenvolvimento das investigações e de políticas públicas sobre o tema.

Findado o período de inscrição, publicaremos em nosso site (https://clam.fw2web.com.br/)  uma lista com os candidatos habilitados e entraremos em contato via e-mail com os mesmos para marcar uma entrevista.

Serão considerados habilitados os/as candidatos/as que:

  • Cumprirem o requisito mínimo de titulação exigido
  • Possuam perfil compatível com os temas de interesse da revista
  • Enviarem todos os documentos solicitados no formulário de inscrição.

Teremos duas etapas neste Processo Seletivo Simplificado:

  • Análise do Dossiê (Lattes + Carta de Intenção) e Entrevista.

A inscrição deve ser realizada através do formulário disponível no link a seguir: CLAM Rev – Chamada única para editores executivos – Formulários Google

Em caso de dúvidas, por favor nos escrevam:  sexualidadsaludysociedad@gmail.com