CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Artigo publicado sobre parentalidades

Artigo de pesquisadoras do CLAM/IMS/UERJ e da REMA publicado em dossiê internacional sobre parentalidades, aborda desigualdades nas formas de moralização das mulheres mães no Brasil contemporâneo

As professoras do Instituto de Medicina Social da UERJ Laura Lowenkron Camila Fernandes publicaram o artigo “Motherhood amidst reprimands and advice: Parenting and class in Rio de Janeiro” (“Maternidades em meio a esporros e conselhos: parentalidade e classe no Rio de Janeiro”), na revista Ethos: Journal of the Society for Psychological Anthropology, editada pela American Anthropological Association. Ambas as autoras são pesquisadoras do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) e da Rede Transnacional de Pesquisas sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas (REMA). Acesse aqui o texto publicado na íntegra.

O artigo explora como processos de moralização de mulheres mães no Brasil contemporâneo reforçam desigualdades estruturais. A análise foca em duas formas de comunicação: esporros e conselhos de especialistas direcionados às mães em dois contextos sociais distintos na cidade do Rio de Janeiro. Com base no trabalho de campo de Camila Fernandes em um complexo de favelas, o primeiro estudo de caso examina como mulheres pobres e racializadas são repreendidas por profissionais de creches públicas. Baseado na pesquisa etnográfica conduzida por Laura Lowenkron em um grupo de WhatsApp de pais de classe média, o segundo estudo foca nos conselhos de especialistas parentais que circularam no grupo durante a pandemia de Covid-19. Por meio da comparação entre esporros e conselhos, sugerem que atos de fala revelam como discursos de especialistas realizam modalidades de moralização que não apenas moldam as experiências de maternidade, mas também as diferenciam de acordo com atributos de classe, raça e território.

O artigo integra um número especial da revista intitulado “Contested Parenting. Experts, Audiences, Selves” (Parentalidades contestadas: especialistas, públicos e eus), organizado por Heike Drotbohm e Konstanz N’Guessan enquanto desdobramento de um seminário sobre políticas da “boa parentalidade” realizado na Universidade de Mainz, na Alemanha em 2022. A partir de pesquisas empíricas em diferentes regiões do globo, o dossiê aborda o tema das parentalidades a partir do encontro entre três grupos de atores: 1) os próprios pais, que lidam com suas imaginações sobre a parentalidade ao mesmo tempo em que enfrentam as expectativas e atribuições de papéis de “tipos ideais” de pessoa; 2) os especialistas — profissionais ou autodeclarados — que representam uma autoridade central sobre como observar, comentar e, se necessário, intervir; 3) os públicos, que incluem não apenas (outros) pais e especialistas, mas também sogros, vizinhos, as crianças e qualquer outro membro observador de uma comunidade imaginada que aparentemente observa e julga se a parentalidade está sendo realizada de maneira correta, boa e apropriada. A coletânea de artigos evidencia ainda como desigualdades de gênero, raça, classe moralmente carregadas moldam não apenas as intervenções parentais e os objetivos das políticas públicas, mas também as dimensões morais e emocionais do trabalho identitário dos pais.

Compõem o número especial os seguintes artigos:

  • Drotbohm, Heike & Konstanze N’Guessan. Parenting as contested practice between experts, audiences, and selves. An introduction.
  • Heron, Adom Philogene. What Exactly Is a Family Man? Performing and Precluding Respectable Fatherhood in Dominica.
  • N’Guessan, Konstanze: Making beautiful babies: Performative parenting, parental determinism, and personhood in Côte d’Ivoire.
  • Lowenkron, Laura. & Camila Fernandes: Motherhood amidst reprimands and advice: Parenting and class in Rio de Janeiro.
  • Feldman-Savelsberg, Pamela: Contesting parenting expertise: Constructing good mothering and searching for dignity in Cameroonian Berlin.
  • Mai, Nga Thi Thanh & Gabriel Scheidecker: Help can harm. Unintended consequences of child protection and parenting support for Vietnamese immigrant families in Germany.
  • Hannaford, Dinah. Aid workers parenting in the field: Children-as-audience and the generational transmission of privilege in Senegal.
  • Ramos-Zayas, Ana Y. Disrupting the social by centering the self: Life coaching and the politics of marriage, motherhood, and adult sociability among Latinx and Latin American women.
  • Fonseca, Claudia. Contested parenting and affective economies. A commentary.

Acesse o dossiê completo.

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