No dia 27/05, 3ª-feira, o antropólogo e pesquisador de pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social Romário Nelvo (PDSE/CAPES, IMS/UERJ)) apresentará a aula aberta “Fragmentos de Ondas: Prazeres, Riscos e Diferenciações em cenas de uso de drogas”, às 14:00 horas, no auditório do Instituto de Medicina Social, na UERJ (6º andar, Bloco E, sala 6012).
Os Seminários CLAM, promovidos pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), têm por finalidade congregar estudantes, pesquisadores(as) e demais interessados(as) nas áreas de gênero, sexualidade e direitos humanos, constituindo-se como um espaço de formação acadêmica e intercâmbio de saberes. As atividades são presenciais, abertas ao público e não exigem inscrições prévias.
Saiba mais sobre a apresentação do pesquisador Romário Nelvo:
Resumo:
Nesta comunicação trago parte de uma pesquisa etnográfica de doutorado sobre a política brasileira de redução de riscos e danos (RD) em contextos de eventos. Ao longo de dois anos e meio de trabalho de campo junto a coletivos que se envolvem na causa pública das drogas e do ativismo antiproibicionista, acompanhei como são construídas as ações de cuidado ao uso de álcool e outras drogas – notadamente sintéticas e psicodélicas – em ambientes de festas e festivais de música eletrônica do gênero psytrance. Priorizo, aqui, as cenas de uso de drogas cartografadas por meio de observações, diálogos e narrativas obtidos a partir da interlocução com as pessoas frequentadoras destes eventos que utilizavam os espaços de RD. A intenção é descrever como elas transitam entre formas de prazeres, riscos e processos de diferenciação enquanto buscam o êxtase sensorial, afetivo e político-moral de entrega à festa durante os dias de celebração. Tenciono o modo como os agentes redutores orientam tecnicamente as maneiras de mitigar os riscos e os danos quanto ao uso de substâncias, e como usuários elaboram técnicas e noções muito próprias no que tange ao cuidado de si.
Textos indicados:
Nelvo, Romário. Apologia ao Cuidado: Uma etnografia sobre Redução de Riscos e Danos em eventos (introdução p. 25-71). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional (Tese), UFRJ, 2024.
VARGAS, Eduardo. Uso de drogas e alter-ação como evento. São Paulo: Revista de Antropologia, v. 49, n. 2, 2006.
Disponível em <https://www.scielo.br/j/ra/a/7dqNhphSrvyCnX3KZw7xvKF/?format=pdf&lang=pt>
Endereço: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( IMS/UERJ). Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. CEP – 20550-013 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil. Email – contatoclam@gmail.com
