CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Prêmio de teses e dissertações: ANPOCS e CAPES

Nesse ano de 2024, duas doutoras oriundas do CLAM/IMS/UERJ tiveram suas teses indicadas pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS/UERJ ao prêmio do “Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações” promovido pela ANPOCS e ao “Prêmio CAPES de tese de 2024”, promovido pela CAPES.

Beatriz Klimeck (CLAM/IMS/UERJ) concorre ao prêmio da ANPOCS com a tese “#covidisairborne: produção e circulação de evidências sobre a transmissão da covid-19”, orientada pelo pesquisador e professor Rogerio Lopes Azize (CLAM/IMS/UERJ), e coorientada pela pesquisadora e professora Rosana Castro (CLAM/IMS/UERJ). A pesquisa investigou a produção e circulação de conhecimentos científicos sobre a transmissão do vírus da Covid-19, em especial no que se refere à transmissão por aerossóis, e as implicações dos diferentes entendimentos e práticas profiláticas adotadas em diversas regiões do globo. A pesquisa investigou materiais digitais, como artigos, entrevistas, newsletters, tuítes e postagens publicadas nas redes sociais. A pesquisadora também acompanhou as atividades de pesquisa de um laboratório especializado em aerossóis. Acesse aqui, na íntegra, a tese de Klimeck. O resultado será divulgado pela ANPOCS no mês de outubro de 2024.

Fernanda Loureiro Silva (CLAM/IMS/UERJ) está concorrendo ao prêmio da CAPES, com a tese “Em nome do filho: estudo multi-situado sobre noções de risco na gravidez e

no nascimento”, orientada pela pesquisadora e professora Jane Araújo Russo (CLAM/IMS/UERJ). A pesquisa investiga um conceito central relacionado às gravidezes e partos contemporâneos: a noção de “risco”. Os acompanhamentos pré-natais das gestantes visam monitorar os possíveis riscos e atuar sobre eles quando for necessário. Contudo, a autora demonstra, a partir de estudos culturais, que as noções sobre os riscos variam de acordo com os contextos culturais e históricos. Assim, a investigação da tese contemplou três dimensões: a global, as locais e as situadas. Em termos globais, foram analisadas noções de riscos em políticas públicas de saúde materna. Em relação às dimensões locais e situadas, foram analisadas noções de riscos nos discursos e debates que influenciaram os desenvolvimentos recentes de políticas públicas nacionais voltadas à saúde materna. Também foram analisadas algumas experiências de mulheres brasileiras cujas gravidezes e partos ocorreram no Canadá. Acesse aqui a tese de Loureiro Silva. O resultado do concurso da CAPES será divulgado em agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *